quinta-feira, 28 de abril de 2011

"INCLUSÃO DIGITAL NO CAMPO"

Inicia o funcionamento do programa de implantação da internet via rádio nos distritos do Passo da Areia e Albardão, no município de Rio Pardo (RS).
O projeto de inclusão digital foi criado como meio de captar doações de entidades jurídicas ou pessoas físicas para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente, onde o investimento foi feito em recursos para implantação do mundo online no campo. O principal objetivo será promover o acesso à informação e novos conhecimentos através do uso de computadores conectados a Internet, contribuindo assim, com a melhoria na qualidade do ensino nas escolas e centro de formação do campo, bem como as associações de produtores, tornando o meio rural um lugar com mais possibilidades de aprendizado, oportunidades e conexão com o mundo através da rede mundial de computadores.
O projeto - criado por 4 escolas públicas e 6 entidades dos dois distritos rio-pardenses-foi aprovado junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e será desenvolvido nestes dez locais: duas escolas municipais (Escola Municipal de 1.º Grau Casimiro de Abreu e Escola Municipal de 1.º Grau Olavo Bilac), duas escolas estaduais (Escola Estadual de 1.º e 2º Grau João Habekost e Escola Estadual de 1.º Grau Incompleto Inês dos Santos Lisboa), três ONG`s – Organização Não Governamental (CEDEJOR, CEDECOR e ADESCA) e três Associações Pró-Desenvolvimento (Passo da Areia, APROPACA e APROALBA). Cada local terá a disposição uma unidade de inclusão digital, com um ou mais computadores com acesso a internet. Serão 759 alunos da rede pública de ensino diretamente atingidos, 170 das ONG´s e 210 sócios das Associações Pró-Desenvolvimento, totalizando 1.139 pessoas beneficiadas com a inclusão digital no meio rural.
Os alunos e comunidade em geral que não tenham conhecimento em informática receberão através de um profissional cedido pela Prefeitura Municipal de Rio Pardo, curso de introdução a informática, passando para o uso de softwares e ferramentas de trabalho (Word, Excel, Power Point, entre outros) e o uso da internet. O aprendizado se dará por meio de um processo pedagógico amplo, que envolve desde as atividades didáticas para o uso do computador, até a sua utilização complementar ao ensino em sala de aula, como pesquisa na internet em sites educativos.
O espaço também poderá sediar cursos gratuitos de qualificação profissional, oferecidos à distância via internet aos interessados, servindo de formação complementar aos educandos.

Fonte: http://caminhoinclusaodigital.wikidot.com/noticias-sobre-inclusao-digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário