segunda-feira, 2 de maio de 2011

DICAS DE SOFTWARES MATEMÁTICOS

1) Maple 8.0

Link para download:

Comentário: O Maple 8.0 é um software de fácil instalação em pouco tempo, traz inúmeras vantagens para as aulas de matemática, proporcionando ao aluno e ao professor prazer em aprender e ensinar. Com está ferramenta é possível realizar qualquer operação matemática em poucos segundos.

2) GeoGebra

Link para download:


Comentário: O GeoGebra é um software de fácil instalação em poucos minutos, voltado especificamente, para Álgebra e Geometria, tornando estes ramos da Matemática mais interessantes e dinâmicos. Utilizando está ferramenta é possível introduzir e explorar o conteúdo, principalmente, as figuras geométricas e os gráficos, que muitas vezes se tornam atividades cansativas e demoradas, assim com apenas clicks o aluno resolve problemas matemáticos extensos.


3) Cabri Geométri

Link para download:


Comentário: O Cabri Geométri é um software desenvolvido para trabalhar com geometria plana, conteúdo este aplicado no Ensino Fundamental e no 2º ano do Ensino Médio, rápido de ser instalado e de fácil utilização nas aulas de matemática.

4) Graf Equation

Link para download:


Comentário: O Graf Equation é um software rápido de ser instalado e foi desenvolvido para trabalhar com geometria, em especial, geometria analítica no Ensino Médio.

5) Poly

Link para download:

http://www.peda.com/poly/

Comentário: O POLY não é um programa gratuito, mas existe uma versão completa disponível para avaliação no site http://www.peda.com/poly/ . Ele é um software de construção e exploração dos poliedros, onde se permite visualizar os sólidos e planificá-los, além de movimentá-los. É possível, também, visualizar sólidos incomuns de serem achados concretamente e representados em livros, como os Sólidos de Arquimedes.

6) Winmat

Link para download:

http://math.exeter.edu/rparris/winmat.html.

Comentário: O Software Winmat é um programa gratuito, formulado por Richard Parris e pode ser obtido (em português) no site http://math.exeter.edu/rparris/winmat.html. Ele permite construir matrizes e fazer operações com elas. Este programa é especifico para trabalhar com o Ensino Médio.


Os softwares apresentados acima são ótimas ferramentas para os professores de matemática utilizarem em sala de aula, pois trazem várias vantagens para os seus alunos, tais como: evitar cálculos, gráficos e desenhos extensos, e principalmente, tornar suas aulas de matemática mais dinâmicas e interessantes, além de estar incentivando, incluindo e apresentando as tecnologias para os seus educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário